Como Conseguir o Melhor Crédito Automóvel?

Dicas para escolher o melhor financiamento de veículos para as suas necessidades!

Antes de fazer um financiamento deve ter em atenção vários fatores: o número de parcelas que vai pagar, taxa de juro e os custos adicionais do empréstimo automóvel.

Veja as nossas dicas de financiamento de veículos para evitar a escolha errada de um golpe ou um financiamento com taxa de juros muito elevada.

Diferentes financiamentos têm condições diferentes – encontre o financiamento com as melhores taxas para a sua situação financeira.

Aprenda como negociar a taxa de juro com a financeira para ter o melhor preço e não ser enganado!

Financiamento de Veículos

O financiamento de veículos é a forma mais utilizada para comprar veículos novos ou usados. Agora vamos dar informação sobre a simulação de um financiamento de veículo, falar das taxas de juro, dar algumas dicas de negociação e mostrar quais são as maiores armadilhas em que o consumidor pode cair quando procura o seu crédito automóvel.

No Brasil e em Portugal mais de metade dos veículos zero quilômetro ou veículos novos que são vendidos são pagos através de um financiamento de veículos.

O financiamento de veículos tornou-se extremamente popular com a estabilização da economia brasileira nos meados dos anos 90, quando a inflação ficou controlada. Isso fomentou o mercado dos empréstimos, pois os bancos passaram a ter mais segurança em relação aos surtos inflacionários menos prováveis, que antes disso causavam grandes prejuízos econômicos.

Quando estamos a estudar o financiamento de veículos devemos fazer o cálculo das parcelas do financiamento de veículos. A melhor forma de ter uma idéia disso sem ter muito trabalho é utilizando um simulador de financiamento de veículos. Pode utilizar o nosso simulador de financiamento, está na barra lateral direita do site.

O cálculo das parcelas do financiamento de veículos é feito, na grande maioria dos casos, utilizando a tabela preços com uma taxa pré-fixada.

Para fazer o cálculo automático das parcelas do financiamento de veículos pode utilizar a nossa folha de Excel criada especificamente para esse efeito, ou pode utilizar o simulador do site.

Os financiamentos de veículos têm várias taxas de juro – você como consumidor deve analisar as várias possibilidades do mercado até encontrar uma que lhe agrade. Encontram-se no mercado financiamentos de veículos com taxas de 0,50% a.m. até 2,50% a.m., dependendo em muitos casos do vendedor do financiamento de veículos.

Por essa razão vale bem procurar em vários sítios ate encontrar um financiamento para automóvel com boas condições e com uma taxa de juros baixa. Quanto mais baixa for a taxa de juro, mais barato é o seu financiamento de veículo. Além da taxa de juros deve tomar em atenção os custos acrescidos do financiamento – muitas financeiras têm taxas de juro baixas, mas depois dão custos muito elevados.

Para se calcular o financiamento do veículo no Excel, utilize a seguinte fórmula:

=PGTO(1,5%; 24; 15000)

Nesta fórmula os valores coincidem ao seguinte:

  • 1,5% é a taxa de juros ao mês para o financiamento de veículos
  • 24 é o número de parcelas do financiamento do veículo
  • 15000 é o valor financiado do veículo, que no exemplo é de R$ 15.000,00

Utilizando esta formula pode ver os diferentes valores de prestação mensal que tem. Pode mudar o parcelamento e a taxa de juros conforme as ofertas que encontrar na internet.

TAC do Financiamento de Veículos

A TAC é a Taxa de Abertura de Crédito. Ao realizar um financiamento de veículos, alguns bancos ou financeiras cobram a TAC.

A TAC é um valor fixo que varia de banco para banco e de cliente para cliente. Pode ler mais aqui.

É importante que você se recuse a pagar a TAC, pois todos os bancos possuem procedimentos para a isenção desta taxa.

Geralmente metade do valor da TAC volta para o vendedor do carro, uma operação ilegal chamada de “retorno”, muito comum no mercado de financiamento de veículos no Brasil.

O outro “retorno” ocorre quando as taxas negociadas são maiores do que o normal, a chamada tabela cheia. Você deve sempre negociar e pesquisar as taxas de juro do financiamento. Muitas pessoas são enganadas quando fazem o financiamento de veículos, não seja uma dessas pessoas! Procure bem e faça uma negociação forte!

Perigos e Armadilhas do Financiamento de Veículos

Fazer uma boa negociação implica ter um financiamento com um taxa de juros baixa, mas também implica não ser “apanhado” em nenhuma destas armadilhas e truques usados para dar mais lucro ao vendedor do carro ou a quem faz o financiamento.

Existem vendedores honestos mas também existem os que não tem vergonha em enganar você. Estes são algumas situações que você deve ter em atenção:

  • “A TAC no financiamento de veículo é obrigatória”. Mentira. Não pague esta taxa.
  • “Financie seu veículo com taxa zero”. Um financiamento de veículos com taxa zero não existe. O valor dos juros está embutido no preço de venda do veículo.
  • “Financie um percentual do seu veículo zero quilometro com taxa zero”. Mentira muito utilizada pelas grandes montadoras. Mais uma vez, não existe financiamento de veículo com taxa zero. O valor está sempre embutido no preço.
  • “Pague fácil em 84 meses”. Se fizer um financiamento de veículos durante este tempo todo você vai acabar por pagar 2 carros.
  • “Nossa taxa para financiamento de veículo não muda conforme o valor financiado”. Mentira. Quanto maior o valor financiado do veículo, maior a taxa utilizada.
  • “Só aceitamos financiamentos de veículos do banco XYZ”. Mude de concessionária o mais rápido possível!

Espero que estas dicas para o financiamento de veículos no Brasil lhe sejam úteis, para saber mais pode ver os nossos outros artigos sobre a taxa de juros. Também temos dicas para o financiamento de veículos em Portugal. Caso tenha alguma dúvida ou comentário pode utilizar o formulário de baixo.

8 Comentários em “Financiamento de Veículos”

  1. Ilson Felix disse:

    Obrigado pelos esclarecimentos.


  2. Guilherme disse:

    Parabens pelo site e obrigado por esclarecer nossas duvidas.


  3. Marcos disse:

    Preciso de um financiamento do novo Gol Sam, entrada no máximo 25.000,00.


  4. Jarbas Escobar disse:

    Obrigado pelos esclarecimentos.


  5. João Paulo disse:

    Parabéns e muito obrigado!


  6. Júlio César disse:

    Boa tarde, comprei um veículo pálio em 2009. O preço de nota era R$ 25.120,00 nas seguintes condições: 5.000, 00 de entrada, só que foi tirado desse valor de entrada 350,00 de TAC, 810,00 de Ressarcimento de Serviços de Terceiros, 181,00 promotora de vendas e 42,00 de gravame e taxa de aditamento 350,00 (esta última por que renegociei a divida). O saldo ficou em 60x 558,00 quero saber se estou pagando muito por esse carro? E se tenho direito a essas taxas?


  7. Ivo Quinto de Lemos disse:

    Muito interessante saber destas informações. Nos deixa até seguros em negociar a compra mesmo financiando. Estas informações deveriam ser mais divulgadas. Parabéns, vou divulgar estas informações para quem eu conheço.


  8. Álvaro Tavares disse:

    Parabéns. Site muito esclarecedor. Obrigado.


Deixe um comentário

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>